Nota da SMDH acerca da recusa de homenagem aos movimentos sociais pela Assembleia Legislativa do Maranhão

Nota da SMDH acerca da recusa de homenagem aos movimentos sociais pela Assembleia Legislativa do Maranhão

A SMDH lamenta que no dia de ontem, 3 de abril de2024, a Assembleia Legislativa tenha rejeitado proposta de homenagem conjunta ao MST, à FETAEMA e à CONTAG, entidades de grande importância histórica e política para a luta dos trabalhadores rurais do país.

Causa estupor saber os argumentos que fundamentaram a referida decisão, o que representa um ataque a todos os movimentos sociais que lutam pela dignidade no campo, palco de graves violações de direitos humanos, o que coloca o Maranhão, desde a abertura democrática, dentre as unidades da federação com maior número de conflitos e de mortes.

Desse modo, repudiamos e consideramos inaceitável que um Parlamento adote semelhante postura preconceituosa e elitista, de contraposição à sociedade civil organizada, inclusive para tentar criminalizar e associar o legítimo direito de protesto ao terrorismo, sem nenhum respaldo no ordenamento jurídico e em frontal ataque à luta pela reforma agrária.

São Luís/MA, 4 de abril de 2024.


Recuo: Um novo requerimento com a proposta de homenagem foi apresentado em sessão desta quinta-feira (4) e aprovado em Plenário.

https://www.instagram.com/p/C5WPv-oJWDM/?utm_source=ig_web_copy_link

Veja também as outras notícias que estão disponíveis no site